"A DANÇAÉ UMA MANIFESTAÇÃO CULTURAL MUITO FORTE ELA TEM MUITO A DIZER"
segunda-feira, 14 de junho de 2010
domingo, 13 de junho de 2010
Sala de Leitura
SALA DE LEITURA: Um espaço de aprendizagem numa parceria com projetos culturais.
O objetivo da Sala de Leitura da E.M.Cantídia Auda Pires, não se trata apenas de preparar o educando para ler e escrever, o que conduz o aluno a decodificar as palavras sem compreendê-las. Trabalhar textos diversificados que vai muito mais além, proporciona a expressividade do uso da linguagem e da reflexão sobre o mundo. Dessa forma, a sala de leitura procurou através da diversidade de textos, como: poesias, músicas, dramatizações, peças teatrais, etc: incentivar o gosto pela leitura, levando o aluno a aprender de forma lúdica e gratificante.
Ao perceber a satisfação que as crianças demonstravam quando se apresentavam nas festas comemorativas da escola, e o modo como elas se expressavam nas coreografias, foi criado um grupo de dança. A escolha do nome foi elemento de debate e discussão. Para isso organizou-se uma votação com os alunos e funcionários e ficou denominado"CAMINHOS DA EXPRESSÃO". O grupo é composto por crianças do 4º ao 5º ano do Ensino Fundamental.Começou em 2009 com doze alunas.
O mesmo já se apresentou-se duas vezes em Currais Novos.No Campus universitário da UFRN,no encontro do Curso de Pedagogia,e numa formatura de Alfabetização do Ensino Infantil.
E aqui em Acari, o grupo se apresentou-se na Casa da Famíla, na festa da Páscoa e na festa das crianças.E também na festa das crianças do Posto de Saúde do Bairro Ari de Pinho no ano pas-
sado.Este ano se apresentou-se na festa das mães no Palácio dos Esportes.Festa organizada pela Prefeitura Municipal de Acari.
Sempre fui apaixonada pela arte,pelo lúdico,por este motivo é que participei recentemente de um curso de teatro para adquirir mais experiências e aprimorar minhas habilidades nesta área.
Professora: Maria da Guia dos Santos Alves
O objetivo da Sala de Leitura da E.M.Cantídia Auda Pires, não se trata apenas de preparar o educando para ler e escrever, o que conduz o aluno a decodificar as palavras sem compreendê-las. Trabalhar textos diversificados que vai muito mais além, proporciona a expressividade do uso da linguagem e da reflexão sobre o mundo. Dessa forma, a sala de leitura procurou através da diversidade de textos, como: poesias, músicas, dramatizações, peças teatrais, etc: incentivar o gosto pela leitura, levando o aluno a aprender de forma lúdica e gratificante.
Ao perceber a satisfação que as crianças demonstravam quando se apresentavam nas festas comemorativas da escola, e o modo como elas se expressavam nas coreografias, foi criado um grupo de dança. A escolha do nome foi elemento de debate e discussão. Para isso organizou-se uma votação com os alunos e funcionários e ficou denominado"CAMINHOS DA EXPRESSÃO". O grupo é composto por crianças do 4º ao 5º ano do Ensino Fundamental.Começou em 2009 com doze alunas.
O mesmo já se apresentou-se duas vezes em Currais Novos.No Campus universitário da UFRN,no encontro do Curso de Pedagogia,e numa formatura de Alfabetização do Ensino Infantil.
E aqui em Acari, o grupo se apresentou-se na Casa da Famíla, na festa da Páscoa e na festa das crianças.E também na festa das crianças do Posto de Saúde do Bairro Ari de Pinho no ano pas-
sado.Este ano se apresentou-se na festa das mães no Palácio dos Esportes.Festa organizada pela Prefeitura Municipal de Acari.
Sempre fui apaixonada pela arte,pelo lúdico,por este motivo é que participei recentemente de um curso de teatro para adquirir mais experiências e aprimorar minhas habilidades nesta área.
Professora: Maria da Guia dos Santos Alves
terça-feira, 19 de maio de 2009
Educação e Tecnologia: uma aliança necessária
Entendidas por especialistas e educadores como ferramentas essenciais e indispensáveis na era da comunicação, as novas tecnologias ganham espaço efetivo nas salas de aula. Computadores ligados à internet, software de criação de sites, televisão a cabo, sistema de rádio e jogos eletrônicos. Estas são algumas das possibilidades existentes e que podem ser aproveitadas no ambiente escolar como instrumentos facilitadores do aprendizado.
Entretanto, apesar de muitas escolas possuírem estas tecnologias, as mesmas não são utilizadas como deveriam, ficando muitas vezes trancadas em salas isoladas e longe do manuseio de alunos e professores. Existem, segundo estudos recentes, professores e escolas que não conseguem interligar estes instrumentos às atividades regulares.
Neste cenário, a importância da reforma dos sistemas educativos é apontada pelas organizações internacionais como uma prioridade na preparação dos cidadãos para essa sociedade pós-moderna.
Não é à toa que a introdução das novas tecnologias digitais na educação apresentou mudanças para a dinâmica social, cultural e tecnológica. Modelos pedagógicos foram quebrados, tornando-se desatualizados frente aos novos meios de armazenamento e difusão da informação. Neste momento mudam também os conteúdos, os valores, as competências, as performances e as habilidades tidas socialmente como fundamentais para a formação humana.
Apesar de tentar responder a estas questões imediatas, muitos educadores salientam que a inserção, no contexto educacional, destas tecnologias ainda é encarada como uma articulação problemática.
“Esta parceria entre educação e tecnologia é muito difícil de ser efetivada. No que se refere às tecnologias digitais, principalmente, os professores têm dificuldades de interação. Eles já até admitem utilizar o computador e a internet para preparar as suas aulas, mas não conseguem ainda utilizar as mesmas nas suas atividades em sala de aula, como instrumento pedagógico”, observa a pedagoga Lynn Alves.
Para Lynn, o uso da tecnologia não deve se restringir a mera utilização ilustrativa ou instrumental da tecnologia na sala de aula. Exemplo disso, segundo a pedagoga são as aulas de informática de colégios particulares e públicos, que assumem apenas o papel de ensinar o uso dos programas. Já no que diz respeito a utilizar a internet como meio para atrair a atenção dos estudantes, vale salientar que não basta prender a atenção deles com a tecnologia, porque isto já acontece naturalmente, em virtude das Tecnologias da Informação e Comunicação exercerem fascínio nas novas gerações.
Entretanto, apesar de muitas escolas possuírem estas tecnologias, as mesmas não são utilizadas como deveriam, ficando muitas vezes trancadas em salas isoladas e longe do manuseio de alunos e professores. Existem, segundo estudos recentes, professores e escolas que não conseguem interligar estes instrumentos às atividades regulares.
Neste cenário, a importância da reforma dos sistemas educativos é apontada pelas organizações internacionais como uma prioridade na preparação dos cidadãos para essa sociedade pós-moderna.
Não é à toa que a introdução das novas tecnologias digitais na educação apresentou mudanças para a dinâmica social, cultural e tecnológica. Modelos pedagógicos foram quebrados, tornando-se desatualizados frente aos novos meios de armazenamento e difusão da informação. Neste momento mudam também os conteúdos, os valores, as competências, as performances e as habilidades tidas socialmente como fundamentais para a formação humana.
Apesar de tentar responder a estas questões imediatas, muitos educadores salientam que a inserção, no contexto educacional, destas tecnologias ainda é encarada como uma articulação problemática.
“Esta parceria entre educação e tecnologia é muito difícil de ser efetivada. No que se refere às tecnologias digitais, principalmente, os professores têm dificuldades de interação. Eles já até admitem utilizar o computador e a internet para preparar as suas aulas, mas não conseguem ainda utilizar as mesmas nas suas atividades em sala de aula, como instrumento pedagógico”, observa a pedagoga Lynn Alves.
Para Lynn, o uso da tecnologia não deve se restringir a mera utilização ilustrativa ou instrumental da tecnologia na sala de aula. Exemplo disso, segundo a pedagoga são as aulas de informática de colégios particulares e públicos, que assumem apenas o papel de ensinar o uso dos programas. Já no que diz respeito a utilizar a internet como meio para atrair a atenção dos estudantes, vale salientar que não basta prender a atenção deles com a tecnologia, porque isto já acontece naturalmente, em virtude das Tecnologias da Informação e Comunicação exercerem fascínio nas novas gerações.
EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA
Da mesma forma que o avião de Santos Dumont, deu asas para novas inspirações e inventaram outros tipos de aviões e daí não parou mais, facilitando o acesso das pessoas para qualquer lugar do mundo, da mesma maneira foi a informática , antes para sabermos de uma notícia, precisava-se ligar o rádio, consultar jornais, TVs. Hoje sabemos das notícias que acontecem pelo mundo afora quase na mesma hora, e dependendo ainda , podemos acompanhar algo que está acontecendo ao vivo.
Até pouco tempo pouca gente tinha acesso ao telefone e se comunicavam por cartas,para saber de uma resposta esperava quase um mês ; depois as pessoas foram tendo acesso ao telefone fixo.Veio os orelhões, e enfim chegaram os celulares que minimizaram muita a distância entre as pessoas, mas não faz o mesmo efeito do computador. A informática possibilitou a comunicação, ampliando os horizontes entre as pessoas através da internet. Tendo acesso a internet a pouco tempo, mas acho que ela já era para existir a muito tempo.Poder nos comunicar com pessoas que está distante,e até de outros Países é uma experiência muito enriquecedora.Enquanto que na TV apenas recebemos informações,através da internet podemos também produzi-las e distribuí-las. Hoje eu já não utilizo tanto o celular para conversar com quem está distante, porque através do MSN, sai muito mais em conta, e conversamos muito mais tempo.Numa escola que os alunos tem acesso à internet, esses tem mais facilidade de buscar informações,e a internet contribui para que os professores sejam mais facilitadores, até porque o professor não é o dono do conhecimento. E falando do computador em geral não resta dúvida o quanto ele é de grande importância para nós.O que vejo nos dias atuais é que a internet está sendo um instrumento valioso de comunicação entre os povos, sem fronteiras. O mundo está ficando pequeno através da internet. É preciso pois saber usar a internet, o computador , portanto, é um recurso extremamente importante que precisa ser incorporado ao cotidiano.Mas a tecnologia da informática só terá graça para nós quando ela se transforma em objeto de aprendizagem
Até pouco tempo pouca gente tinha acesso ao telefone e se comunicavam por cartas,para saber de uma resposta esperava quase um mês ; depois as pessoas foram tendo acesso ao telefone fixo.Veio os orelhões, e enfim chegaram os celulares que minimizaram muita a distância entre as pessoas, mas não faz o mesmo efeito do computador. A informática possibilitou a comunicação, ampliando os horizontes entre as pessoas através da internet. Tendo acesso a internet a pouco tempo, mas acho que ela já era para existir a muito tempo.Poder nos comunicar com pessoas que está distante,e até de outros Países é uma experiência muito enriquecedora.Enquanto que na TV apenas recebemos informações,através da internet podemos também produzi-las e distribuí-las. Hoje eu já não utilizo tanto o celular para conversar com quem está distante, porque através do MSN, sai muito mais em conta, e conversamos muito mais tempo.Numa escola que os alunos tem acesso à internet, esses tem mais facilidade de buscar informações,e a internet contribui para que os professores sejam mais facilitadores, até porque o professor não é o dono do conhecimento. E falando do computador em geral não resta dúvida o quanto ele é de grande importância para nós.O que vejo nos dias atuais é que a internet está sendo um instrumento valioso de comunicação entre os povos, sem fronteiras. O mundo está ficando pequeno através da internet. É preciso pois saber usar a internet, o computador , portanto, é um recurso extremamente importante que precisa ser incorporado ao cotidiano.Mas a tecnologia da informática só terá graça para nós quando ela se transforma em objeto de aprendizagem
quarta-feira, 13 de maio de 2009
AS TRANSFORMAÇÕES QUE A TECNOLOGIA ESTÁ FAZENDO NA VIDA E NA ESCOLA
É importante o que está se passandon os dias atuais. Devemos entender que não podemos ficar para trás no que diz respeito ao mundo da tecnologia. porque ela tem tomado espaço em quase todos os lugares. Na escola principalmente, os alunos estão sempre conectados com a informação, e nós professores devemos estarmos atentos para acompanhar essa globalização.Digo isso isso porque as transformações são rápidas, e cada vez mais irão surgir novas invenções, por isso é preciso sermos ousados, quer dizer: que não devemos ter medo do novo, pois sempre estaremos nos deparando com isso. Hoje em dia em quase todas as escolas já tem salas de informática, e o professor deve está atento a essa nova invenção para trabalhar de forma eficaz com seus alunos que na maioria das vezes já sabem muito mais do que eles.Por esse motivo, é necessário que cada um de nós pare e pense. Qual será o meu futuro, e o futuro do meu aluno, se eu não estiver disposto a enfrentar essas transformações? Essa pergunta não ficará solta porque na minha vida a tecnologia já tem mudado muita coisa, principalmente o medo de enfrentar o medo e com isso despertou a vontade de buscar compreende-la sempre mais, pois sinto que necessito aprender muito.
Assinar:
Postagens (Atom)